Guia de 30 minutos a negociar 

CFDs e CFDs de Moeda única

Tom Hougaard

 

Bem-vindo ao guia de 30 minutos de negociar CFDs e CFDs de moeda única.

Este guia não deve demorar mais do que 30 minutos a ler.

Quando terminar de ler este guia, terá de responder às seguintes questões:

 

  • O que é um CFD?
  • Porque é que CFDs sao uma ótima maneira de negociar os mercados financeiros?
  • O que significa negociar na margem?
  • O que significa “ir short”?
  • Novo produto CFD- CFD de moeda única- como funciona?

 

O objetivo deste guia é dar-lhe um conhecimento prático de CFDs e de negociar CFDs. Este é um guia, que em menos de 30 minutos dar-lhe-á uma compreensão detalhada sobre o conhecimento da industria de CFDs e da pratica dentro do mesmo.

 

Vamos começar.

 

ĺNDICE

 

  • Quem é o Tom Houghaard?
  • Renúncia de Risco
  • Um agradecimento especial a …
  • Recursos
  • O que é um CFD?
  • 7 pontos importantes sobre CFDs
  • O bilhete de negociação
  • O que é a margem?
  • Ilustração de uma negociação
  • Ordem “stop-loss” e “stop-limite” 
  • Shorting
  • Tamanho da negociação de CFDs
  • CFDs de moeda única
  • Histórias de sucesso
  • Selecionar um corretor
  • O seu corretor é regulado?
  • Comentário final

 

Quem é o Tom Hougaard?

 

Nasci e cresci na Dinamarca, mas saí de casa cedo em busca de uma educação numa universidade Inglesa e uma carreira em negociação  no comercio internacional e financeiro em Londres.

Comecei a minha carreira nos escritórios de JP Morgan Chase, e seguidamente fui trabalhar para City Index como o Estrategista Chefe. Já realizei várias entrevistas com a CNN, CNBC, BBC e Bloomberg sobre a análise técnica de negociação. Há 22 anos que trabalho na indústria de negociar CFDs e negocío com os meus proprios fundos desde 2009.

Sou o autor do livro “Confessions of a High-Stake Trader”, que significa “Confissões de um Negociador de Risco Elevado”. Este livro foi publicado pela editora Harriman House. Dirijo dois canais de negociação em direto no Telegram, onde indivíduos podem acompanhar as negociações realizadas por mim ao vivo e sem custo.

Nos últimos dois anos, graças às negociações realizadas gerei 35,000 pontos para os meus seguidores negociando índices de ações e cambio. Pode obter mais informações no fim deste guia, junto com outros recursos escritos por mim durante o meu tempo de negocição. 

Se tiver algumas perguntas ou sugestões sobre este guia não hesite em contactar-me através do meu email:

hello@tradertom.com

 

Muito agradecido,

Tom Houghaard também conhecido como TraderTom

 

Renúncia de Risco

 

Eu, Tom Hougaard/TraderTom confirmo os direitos morais para o material deste livro. Todos os direitos estão reservados. Este material não deve ser reproduzido ou transmitido de nenhuma forma e por nenhum meio, electrônico ou mecânico, incluindo fotocopiar, gravar ou por qualquer armanezamento de informação e sistema de recuperação, em partes ou na totalidade sem a autorização escrita de Tom Hougaard.

As informações apresentadas neste documento/guia são meramente educativas. Tom Hougaard, os seus solicitadores, colegas e qualquer pessoa associada a com a distribuição deste material não dão recomendações de negociação. Qualquer tipo de negociação demonstrada através de um seminário ou seminário online são apenas para fins educacionais.

Resultados anteriores não dão nenhuma garantia para resultados futuros e pode não recuperar o valor investido. O valor do seu investimento, e o lucro gerado através do tal, pode flutuar e não é garantido.

CFDs e apostas “spread” são produtos que possuem um elevado grau de risco para o seu capital. Graças ao financiamento recebido de uma terceira entidade, é possivel incorrer perdas excessivas na sua margem inicial. Estes produtos não são adequados para todos os investidores, consequentemente é importante que perceba todos os riscos envolvidos. Taxas de câmbio podem causar o valor dos investimentos a ser maior ou menor do que esperado.

Os seminários e programas de Tom Hougaard/TraderTom são educacionais, desta forma não são regulados. A informação dada de Tom Hougaard/TraderTom ou dos formadores do TraderTom é destinada a fornecer instruções base para os seus investimentos pessoais e planos financeiros.

Tom Hougaard/TraderTom não garante resultados de investimento ou retorno de investimento baseado na informação dada/recebida. Resultados anteriores ou outros exemplos dados não servem como nenhuma indicação ou garantia de futuros resultados antecipados. Resultados individuais variam de indivíduo para indivíduo e não são garantidos.

Se tiver alguma dúvida sobre a sua adequação financeira para negociações, por favor procure aconselhamento profissional de um consultor financeiro.

 

Um agradecimento especial a…

 

Tenho uma rede de contactos e amigos extensiva que trabalham na área de negócios, que estavam dispostos a dar-me feedback e conhecimento quando o meu não era suficiente. O vosso tempo e paciência é muito apreciado.

Gostava de estender o meu agradecimento também a Stuart Lane que é o CEO de TD365.com. Eu negocío com TD365.com diariamente, mas não estava à espera que quando tocou ao difícil tópico de regulações Europeias de CFDs, que o CEO me ajudasse.

As novas regras implementadas em Agosto de 2018 criaram uma mudança sísmica na indústria de negociar CFDs globalmente. O Sr. Lane teve a certeza que eu tinha os meus fatos corretos. Obrigada.

Os prints usados ao longo deste guia são tirados da plataforma de negociação de CFDs de TD365.com.

 

RESOURCES

EDUCAçÃO

No meu website www.tradertom.com pode encontrar e fazer download de muita mais informação sobre negociação. Escrevi um curso de estudo para ser lido através de casa para os que estão a pensar em começar a negociar. Também escrevi extensivamente sobre a psicologia de negociação. 

NEGOCIAçÃO EM DIRETO

Também irá encontrar mais informação nos meus serviços de negociação em direto. Eles são gratuitos e funcionam através de uma aplicação chamada “Telegram”. Enviarei os meus sinais em tempo real para o seu telemóvel. 

CONFISSÕES DE UM NEGOCIADOR DE RISCO ELEVADO

Por volta de Dezembro de 2020, o meu livro “Confissões de um Negociador de Risco Elevado” será publicado em Inglês. Pode encontrar mais informações sobre o meu livro no meu website.

 

O que é um CFD?

 

Ao longo das últimas duas décadas, negociar CFDs tornou-se no método preferido para um negociador privado na maioria dos países, em todo o mundo. Originalmente, foi inventado nos anos 90 em Londres para fins negociadores institucionais e rapidamente se tornou popular também no geral.

 

Definição de CFD:

CFD significa Contrato por Diferença.

Essêncialmente, quando está a negociar um CFD, está a dar entrada a uma promessa contratual para liquidar a diferença entre o preço inicial e o preço final do negócio em causa.

Corretores de mercado de CFDs seguem a seguinte definição:

“Um CFD é um acordo entre dois partidos (corretor de mercado/cliente) para fechar no final de um contrato, a diferença entre o preço inicial e o preço final do intrumento subjacente.”

 

A essência de CFDs, como o nome indica, é que tem um contrato onde o corretor de mercado o paga a si, ou você paga ao corretor, dependente do fim da negociação. A única coisa que muda de mãos é dinheiro.

Ou está certo e o dinheiro flui para a sua conta de negociação, ou esta errado e o dinheiro sai da conta de negociação.

Um CFD é um contrato entre si e o corretor de mercado, MAS o preço de um CFD, segue o mercado real a 100%. Contudo, o produto que está a negociar não é realmente seu. Está simplesmente a especular se o valor no mercado vai subir ou descer.

 

Não possui “o ouro”

O que é que significa não “possuir” o produto? Deixe-me mostrar um exemplo.

Quer comprar ouro. Eu podería contratar um joalheiro que me podia vender uma moeda de ouro ou uma barra de ouro. Enquanto isso pode ser um bom investimento, existem 3 desvantagens nessa transação.

  1. Tenho de encontrar um local seguro onde colocar o ouro.
  2. Tenho de comprar o ouro adiantadamente e na totalidade.
  3. O joalheiro adicionará uma grande margem de lucro ao preço.

 

Alternadamente, eu posso comprar ouro usando um CFD. Se eu o fizer, eu tenho as seguintes vantagens:

  1. Eu não possuo o ouro, mas beneficío se ouro subir em valor (e perco se o ouro descer).
  2. Não tenho de pagar uma taxa de intermediário. Estou a comprar pelo preço oficial do mercado global de ouro.
  3. Não tenho de me preocupar sobre onde esconder o ouro em casa.
  4. Não pago o valor total do meu investimento, porque CFDs são negociados com margem. Normalmente, só dou 1% de depósitio no valor total do meu investimento. Se comprasse $1000 de ouro, o meu depósitio na minha conta de negociação de CFDs sería só $10. Explicareí mais sobre a margem mais tarde no guia.

 

No meu dia-a-dia, negocío diversos tipos de CFDs incluíndo ações individuais, índices de ações, commodities como ouro, petróleo bruto e soja. Também negocío moedas estrangeiras. (câmbio)

Qualquer que seja o que eu negocie, eu não possuo o produto. Estou simplesmente a especular a direção futura do mercado. Se eu estiver correto, serei bem recompensado. Se estiver errado, irei perder o meu dinheiro. É tão simples como isso.

A meu ver, existem 7 pontos-chave para a negociação de CFDs.

 

7 pontos-chave para a negociação de CFDs.

  1. Um contrato de CFD é um contrato entre si e um corretor de mercado.

 

  1. Um CFD segue o mercado a 100%.

 

  1. CFDs são negociados na margem.

 

  1. Pode “ir short” a um CFD. Explicarei isto a longo do guia.

 

  1. Normalmente não paga comissão quando negocia CFDs.

 

  1. Pode negociar qualquer coisa com CFDs.

 

  1. Não possui o que negocia.

 

No próximo capítulo explicarei estes 7 pontos-chaves em mais detalhe.

 

7 pontos-chaves de CFDs

 

Neste capitulo irei falar sobre os 7 pontos-chaves em mais detalhe, isto irá ajudá-lo a entender melhor cada ponto. Quando perceber estes 7 pontos, irá realmente perceber o que um CFD é.

 

1/ Um contrato de CFD é um contrato entre si e um corretor de mercado

Quando eu compro ouro, começo um contrato com um corretor de mercado. Isto pode soar formal, mas realmente não é. Quando abre uma conta com um corretor de mercado de CFD, assina um contrato que afirma que entre si e o corretor de mercado haverá uma troca de dinheiro para dentro ou fora da sua conta de negociação, que depende das suas perdas ou lucros.

Se eu comprar ouro e esse metal brilhante começar a subir em valor, eu posso fechar/terminar o meu contrato de CFD com lucro. O corretor de mercado do CFD está contratualmente comprometido a pagar o meu lucro na minha conta, o que eles fazem instantaneamente. Eu nunca tive o ouro diretamente na minha mão; simplesmente especulei na direção do preço do ouro.

Isto não quer dizer que o corretor tenha perdido dinheiro por minha culpa. Assim que ele recebe o meu pedido, este será misturado com milhares de outros pedidos/ordens de “compras e vendas”. O corretor tem um modelo de negócios onde ele espera que o fluxo de pedidos de “compras e vendas” signifique com que ele possa ficar no meio e lucrar para si próprio. 

 

2/ Um CFD segue o mercado real a 100%. 

Um CFD segue o mercado real a 100%. O preço do outro na plataforma de corretores de CFDs irá sempre refletir o preço oficial global. Por exemplo, o preço das ações do Facebook irá sempre refletir a 100% o preço oficial das ações e assim por diante.

Isto é o fascinio de negociar CFDs. O que é que seja que está a negociar, é uma reflexão precisa e a 100% do mercado real.

Por exemplo, se estiver a negociar Bitcoin, embora possa ganhar ou perder dinheiro, dependente da direção do bitcoin, na realidade não possui bitcoin nenhum.

Só está a fazer uma especulação sobre se o valor de Bitcoin irá subir ou descer. A vantagem deste método é que não tem que comprar o produto para lucrar com o mesmo. Pode simplesmente negociá-lo através de um CFD, com todas as vantagens associadas com CFDs, tal como margem e a habilidade de ir “short”. Explicarei estes dois conceitos mais tarde.

Em qualquer mercado, o preço cotado é 100% uma reflexão do preço real do mercado do produto a favor. Em outras palavras, independentemente do instrumento (ações, índices de ações, moedas, commodities, criptomoedas etc.) o preço do CFD está sincronizado com  o mercado em questão.

 

3/ CFDs são negociados na margem

CFDs são negociados na margem. O que significa, é que pode comprar ouro sem pagar o preço total.

Um exemplo simples onde um corretor oferece uma margem de 100 a 1. Corretores Europeus só podem oferecer uma margem de 30 a 1. Corretores fora da União Europeia podem oferecer uma margem tão alta quanto eles desejam. 

Ouro está a ser negociado a $1800.

Pode comprar 1 contrato de CFD em ouro. O valor do seu investimento é $1 * $1800= $1800

Não paga $1800!!!

Não paga nada.

Em vez disso, terá fundos na sua conta de negociação. O corretor irá “reservar” fundos na sua conta de negociação no valor de 1% do valor do CFD que acabou de comprar.

Comprou $1800 em ouro. O corretor irá reservar $18 na sua conta. O dinheiro está na sua conta à mesma, mas está congelado, até fechar o contrado de CFD de ouro.

Isto é negociação de margem em poucas palavras.

Eu negocío com TD365.com, que é considerado uma das melhores/ mais conceituadas corretoras de CFDs do mundo. De fato, um jornalista que investigou mais de 125 corretores de CFDs globalmente, chamou “O melhor corretor de CFDs no mundo”. Eles oferecem uma margem de 300 a 1. 

Se tivesse usado TD365 para comprar o CFD de ouro, o corretor tería reservado 1800/300= $6. E não, isto não é um erro de digitação. Está a controlar $1800 de ouro usando um depósito de $6.

AVISO

Antes de ficar demasiado animado sobre isto, eu devo avisá-lo. Usar margem tanto pode ter um impacto positivo, como negativo. Enquanto há grandes oportunidades em negociar CFDs, também há grandes riscos.

Sim, é fantastico quando as coisas correm bem, e pode rapidamente ganhar muito dinheiro, mas também o pode perder muito rapidamente. Eu irei falar mais sobre isto neste guia, incluíndo as ordens “stop-loss” para proteger a sua conta.

4/ Pode “ir short” a um CFD. 

Isto pode ser novo para si. Um negociador profissional percebe facilmente isto, mas pode causar confusão a uma pessoa nova. Pode “ir short” a um CFD.

“Ir short” significa que pode vender algo agora, na esperança que volte a comprá-lo mais tarde a um preço mais baixo. Isto é uma maneira de lucrar com algo que perdeu valor. Quando vai “short” significa que está a especular se esse produto no futuro irá descer em valor.

Pense assim. Está a vender algo a €10, e recebe €10. Agora, tem obrigação de entregar o “algo”. Portanto, terá de o comprar de volta a uma determinada altura.

Imagine que realmente compra de volta um tempo depois, mas desta vez compra a €9. Primeiro, recebeu €10, e agora pagou €9.  Desta forma teve um lucro de €1, porque o preço desceu depois de o vender, o que significa que pode pagar menos pelo o que vendeu inicialmente.

Esta é a essência de shorting. Não só pode especular que algo pode subir em valor, mas também especular que algo pode descer.

 

5/ Normalmente não paga comissão quando negocia CFDs

Normalmente não paga comissão quando negocia CFDs. Os corretores que eu uso, e que eu recomendo usar não cobram comissão. Alguns negociadores de CFDs cobram comissão, e eu evitaría usá-los.

 

6/ Pode negociar qualquer coisa com CFDs

Pode negociar ações individuais, como do Facebook e do Google, índices de ações como índice Dow Jones, moedas estrangeiras, e commodities como ouro e petróleo. Isto quer dizer que pode criar um plano de negociação em algum instrumento de negociação que seja adequado para si.

O que é essêncial saber, é que os corretores de CFDs não podem usar os nomes reais do produto que estão a negociar por causa da proteção de direitos autorais. Então, eles referem-se ao produto com outro nome.

Abaixo estão alguns exemplos de TD365, mas com quem queira negociar, pode usar nomes diferentes. 

 

Nome verdadeiro Nome usado pelos corretores de CFDs

Dow Jones index US 30 – USA 30 – Wall Street 30

DAX index Germany 30

Nasdaq Index US Tech 100

FTSE 100 Index UK 100

 

O nome verdadeiro de “German Stock Index” é chamado “DAX index”. Como demonstrado na tabela acima, corretores de CFDs têm de se referir a estes índices com outro nome (ex. “Germany 30”) para não sofrerem consequências por causa da proteção de direitos autorais.

Contudo, isto é importante, nomes diferentes são usados mas os preços dos índices que se vêem na plataforma são uma reflexão a 100% do preço real do mercado em si.

 

7/ Não possui o que negocia

É essêncial que não se esqueça disto. Quando negocia um CFD, não esta a negociar o produto “real”.

O que é que eu quero dizer com isto? Que não possui o que negocia. Se está a negociar ações do Facebook com um CFD, não é realmente o dono de ações do Facebook. Está simplesmente a negociar um produto que reflete a 100% as ações do Facebook.

Portanto, se as ações do Facebook subirem em valor a 1%, o CFD do Facebook também subirá.

Um CFD é criado para possibilitar a especulação na direção do mercado global de instrumentos, sem realmente os ter de possuir. Isto é uma grande vantagem para negociadores e especuladores, porque podem especular na direção de milhares de instrumentos sem nunca ter de realmente os comprar ou possuir.

 

Próximo Capítulo

Agora que tem melhor conhecimento sobre o que é um CFD, acho que está na altura de lhe mostrar como executar negociação de CFDs. Vou mostrar o bilhete de negociação que uso todos os dias quando executo os meus pedidos/ordens de “compras e vendas”.

 

O Bilhete de Negociação

 

Para executar uma negociação, é necessário fazê-lo num bilhete de negociação.

O bilhete de negociação mostrado abaixo é da “Germany 30 Index”. Ilustrei o bilhete com números para cada área que vou explicar em mais detalhe.

Alguns dos termos que vou usar são novos, mas não se preocupe, explicarei tudo de uma maneira que o ajude a compreender.

“Germany 30” (DAX Index) está a negociar a 12,938.9  – 12,938.9


Número 1: O preço a que pode vender o índice de “Germany 30”.

Número 2: O preço a que pode comprar o índice de “Germany 30”.

Número 3: Aqui tem de inserir quanto quer arriscar por cada ponto que o preço sobe ou desce.

Número 4: Aqui tem de inserir a ordem “stop loss” ou “stop limit”.

Número 5: Informação sobre o requisito de margem para este produto.

 

Vamos analisar cada ponto.

Número 1 & Número 2

 

O preço de “Germany 30” é 12,938.9 – 12,939.9. O que é que isto significa, e porque é que há dois preços? A resposta é simples.

Se quer comprar o “Germany 30”, pode fazê-lo ao preço de 12,939.9. Se quer vender o “Germany 30” ou vender “short”, pode fazê-lo ao preço de 12,938.9.

Existirem dois preços no mercado financeiro é normal. Isto é chamado “bid-ask price”(preço de compra-venda). Pode estar a pensar quem é que fica a ganhar com o ponto no meio, entre 38.9 – 39.9.

A resposta é o corretor. Por esta mesma razão é que não se paga comissão. A comissão que ganham está incluída no spread no bilhete de negociação.

É por esta razão que devía negociar com um corretor que tenha spreads baixos.É por isso que eu negocío com TD365.com. Eles têm os spreads mais estreitos entre todos os corretores no mundo inteiro.

Pode querer investigar isto com mais detalhe se decidir abrir uma conta de negociação de CFD. Eu recomendo encontrar o artigo “Broker Report” que publiquei no meu website. É sobre o trabalho de um jornalista que investigou mais de 100 corretores de CFDs.

 

Número 3

Esta area é chamada N°Contratos . Aqui é onde deve inserir quanto dinheiro quer arriscar por ponto no índice “Germany 30”. Irei mostrar melhor como funciona. Mas primeiro, tem de aprender a proteger-se a si mesmo. Fazemos isso usando “stop-loss”.

 

Número 4

O botão “stop/limite” é usado para colocar uma ordem de “stop loss” ou uma ordem de “limite”. Essêncialmente, “stop-order” vai protegê-lo contra grandes perdas. Ordem “Limite” é ordem para sair com lucro.

 

Número 5

Estes números dirão quanto dinheiro é necessario ter na sua conta para executar uma negociação. Na área “N°Contratos”  diz “1”. Isto significa que está a colocar uma negociação com risco de  €1 por ponto.

“Depósito exigido” diz que esta negociação necessitará de 65 euros de margem. Falarei sobre a margem em mais detalhe no próximo capítulo deste guia > > >.

O que é a margem?

 

Negociar com margem significa que pode negociar CFDs sem necessitar de pagar o preço total pelo produto que está a negociar. De fato, não paga nada. Em vez disso, a margem está congelada/fixa na sua conta de negociações. Explicarei com um exemplo brevemente.

Negociar com margem significa que pode negociar um instrumento apenas depositando uma pequena quantia de dinheiro. Pode ser comparado com comprar uma casa, por exemplo. Compra uma casa no valor de $100,000, mas só tem de depositar $10,000 com o seu banco. Os outros $90,000 ser-lhe-ão “emprestados” pelo banco.

Negociar com margem significa que apenas uma fração do valor da negociação fica congelado na sua conta de negociação. O dinheiro não sai da sua conta de negociação. Está só congelado como parte da margem contra a negociação que acabou de executar.

 

Existem 2 tipos de margens:

 

  • Margem Inicial.


  • Margem Variada.

 

Margem Inicial

Margem inicial não é muito complicado de perceber ou explicar, mas tem de prestar atenção. Esta margem dita quanto é que pode negociar na sua conta de CFD, portanto é importante que perceba as implicações de negociar com margem.

Usando o meu exemplo anterior do índice “Germany 30”. Imagine que insere “1” no “N°Contratos”. Isto significa que pode perder, ou ganhar €1 por cada ponto que sobe ou desce o ĺndice Dax.

Corretores oferecem vários tipos de margem, então eu usarei uma taxa de margem de valor mais normal, que é 100:1. Isto significa que tem de depositar 1% do valor da sua negociação (1/100=1%).

 

Cálculo da margem a 1%

Imagine que o preço do índice “Germany 30” que está a negociar está a um valor de €11,000; o que é que isto significa? Se multiplicar o tamanho da sua “aposta” por ponto – o número que insere no “N°Contratos” no bilhete de negociação – com o preço em que está a negociar, obtém o valor.

Por exemplo:

Tamanho da Aposta: €1

Preço de Germany 30: 11,000

Valor da Negociação: 11,000 * €1 = €11,000

Margem = 100:1 : 1% de €11,000 = €110 

 

É necessário ter pelo menos €110 na sua conta de negociação para cobrir a margem nesta negociação.

Não foi muito complicado pois não? Estes €110 são chamados “Margem Inicial”.

Então e se estivesse a negociar €10 por ponto no Dax?

 

Valor da negociação: €11,000*€10= €110,000

1% de €110,000 = €1,100

 

Se negociar €10 por ponto no índice Dax, necessito de ter pelo menos €1,100 na minha conta de negociação. Novamente, o valor €1,100 é a “Margem Inicial”.

 

Margem Variada

A Margem Variada é diferente da Margem Inicial.

A melhor maneira de descrever a margem variada é que tudo o que está a perder na sua negociação aberta, precisa de ser coberto na sua conta. Usando outras palavras, a sua perda “aberta” numa negociação tem de ser 100% coberta com o saldo na sua conta de negociações.

 

Exemplo de Margem Variada

Tem €1,000 na sua conta.

Abre uma negociação.

A margem inicial são €100

Agora só tem €900 de capital livre na sua conta. Os €100 estão congelados. Claro que ainda estão na sua conta, mas não podem ser utilizados para negociações.

Agora a sua posição “aberta” está a ir contra si. Vamos imaginar que perdeu €50 na sua posição “aberta”. A sua conta ficará da seguinte maneira:

Conta: €1000 iniciais 

Margem Inicial: €100

Margem Variada: €50

Conta de capital livre: € 850

 

Tem sempre de ter atenção porque não pode ter uma conta com fundos muito baixos para não ter que emitir uma chamada de margem. Uma chamada de margem é uma chamada feita para depositar mais fundos na sua conta. Isto acontece porque a sua perda excede o capital livre na sua conta. 

 

Proteção de saldo negativo

Os corretores de CFD que eu recomendo têm todos proteção de saldo negativo. Isto significa que não perde mais dinheiro do que o valor que está na sua conta de negociação. Portanto, a “ameaça” da chamada de margem, já não é uma ameaça verdadeira.

O que acontece é que o saldo da sua conta ficará tão baixo, que o corretor fecha a negociação automaticamente. Isto é chamado “Auto Close Out” – fecho automático, e é algo que todos os corretores de CFD utilizam para se protegerem a si mesmo contra clientes que perdem mais dinheiro do que está na conta deles, e a si.

 

Negocie um valor que é convinente para si

Um grande elemento essêncial para novos negociadores de CFDs, é que podem negociar em tamanhos pequenos. Muitos corretores dar-lhe-ão a oportunidade de negociar em valores mais baixos que  €1.

Isto significa que pode até negociar em valores de contrato como 0.1 ou 0.5 para diminuir o risco da negociação. Isto é ótimo quando ainda se está a aprender a negociar. Também significa que pode negociar CFDs com uma conta pequena.

 

Próximo capítulo

Vai entender a essência de negociar CFDs. O próximo capítulo irá ilustrar uma negociação de CFDs. Dar-lhe-á uma visão prática sobre a arte de negociar CFDs.

 

Ilustração de um negócio

Na minha opinião, a melhor maneira de mostrar o objetivo de negociar CFDs é feito mostrando-lhe um exemplo de um negócio que eu já fiz. Na figura abaixo irá vez dois bilhetes.

Um está legendado como “Preço de Negociação de Abertura”. Outro como “Preço de Negociação de Fecho”

 

 Preço de Negociação de Abertura  Preço de Negociação de Fecho 

 

Fazer uma negociação 

Quero mostrar-lhe o quão facil é negociar com CFDs. Neste exemplo, vou comprar o índice “Wall Street 30” a 27,798.5. Eu acho que o Dow subirá em valor.

Quanto é que eu espero ganhar/lucrar?

No espaço onde diz “N°Contratos”, eu meti 1. Isto significa que eu apostei €1 por cada movimento de ponto no índice de “Wall Street 30”.

Vamos analisar esta negociação. Quando vir um exemplo visual irá perceber melhor o que se passa.

 

Preço de Negociação de Abertura 27,798.5

Preço de Negociação de Fecho             27,813.7

Lucro:                               7,813.7 – 27,798.5 = 15.2 pontos 

Valor de Ponto:                             €1 por ponto

Lucro:                             €15.2

Quando começar a negociar, devia provavelmente começar lentamente. Contudo, quanto mais confiança em si mesmo tiver, provavelmente aumentará o tamanho das suas negociações.

Não se apresse. Fique calmo. Crescimento chegará em breve.

CFDs não são só para iniciantes. Da mesma maneira como não são só para profissionais. Ambos iniciantes e profissionais com mais experiência têm os mesmos preços e as mesmas oportunidades. Estamos todos a ver os mesmos preços na plataforma de CFDs.

Eu sou um corretor profissional a tempo inteiro. Houve alturas em que eu negociava €1 por ponto. Hoje em dia, eu negocío muito mais. O meu tamanho de negócio varía entre os £250 a £1800 por ponto, dependendo do que eu estou a negociar.

Sería irresponsável se eu não lhe mostrasse o lado invertido e oposto desta situação. Não vai ganhar e lucrar sempre. Exemplo:

Imagine que vende “short”  o índice “US Tech 100” a menos de 11,394.9, e tería de fechar a sua posição a 11,408.5 perdería dinheiro. A sua perda exata sería:

 

Preço de entrada “short”: 11,394.9

Preço de saída “short”: 11,408.5

Pontos perdidos: 13.6 pontos

Valor por ponto: €1

Perda: €13.6

 

Valor de Ponto

Apesar de eu ter escrito um capítulo neste guia sobre o valor de ponto, queria introduzi-lo agora sumariamente. Irei explicar isto em mais detalhe brevemente.

O valor de ponto está no coração da negociação de CFD. Quanto está a arriscar por movimento de ponto em tudo o que está a negociar?

Quanto mais arriscar por ponto, mais pode ganhar ou perder. A singularidade de negociar CFDs é que decidimos quanto é que queremos arriscar por movimento de ponto. Podemos negociar em grande quantia – se a nossa conta assim o permitir – ou então em pequena quantia.

A imagem acima mostra um printscreen de antes e depois do índice “Germany 30”. Se “Germany 30” está a ser negociado a 12,177 e depois sobe para 12,178, moveu 1 ponto.

Neste exemplo, estou a comprar “Germany 30” a 12,177. Estou a arriscar €500 por cada ponto que o mercado se move. Mais tarde, no mesmo dia posso vender a minha posição a 12,191.

Fiz 14 pontos.

Se negociar €500 por ponto ou €1 por ponto, ou outra quantia entre estes dois números, o processo é exatamente o mesmo. É isto que não se pode esquecer! Quem escolhe quanto arriscar por ponto é VOCÊ. A quantia que quer arriscar por ponto é o numero que insere no bilhete de negociação.

É por isto que negociações de CFD são usadas por ambos negociadores profissioais e principiantes. Eu dediquei um capítulo inteiro sobre o tamanho de negociação, então brevemente iremos analisar isto outra vez.

 

Próximo capítulo:

O próximo capítulo é um capítulo importante. Irei ensinar-lhe sobre ordens “stop-loss”. Estas ordens são úteis para se proteger contra movimentos adversos no mercado.

 

Ordens “Stop-Loss” e “Stop-Limite”

Qualquer negociador que está nesta industria à muito tempo, irá dizer-lhe que tem de aprender a proteger o seu dinheiro. Um amigo disse-me muito poeticamente: “cuide das suas perdas, pois as suas negociações cuidarão de si mesmas”.

Nós temos ferramentas que nos ajudam a proteger o nosso dinheiro. A nossa ferramenta principal chama-se “stop-loss” e é muito simples de utilizar. Olhe para o bilhete de negociação que está na figura abaixo. Neste momento está a mostrar o índice DAX, mas o bilhete de negociação ficará de uma forma diferente da qual eu mostrei anteriormente.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O que é uma ordem “stop-loss”?

Uma ordem “stop-loss” é uma ordem de saída para quando o mercado se desloca contra si. Para uma negociação de longo prazo – quando compra o mercado – dar-lhe-á proteção se o mercado baixar em valor.

Se vendeu o mercado “short”, uma ordem “stop-loss” irá protegê-lo se o mercado subir em valor. É uma maneira eficaz de se proteger a si mesmo contra perdas que possam ficar fora de control na sua negociação. Perda é inevitável. Ninguém ganha sempre. O truque é manter as perdas baixas, e os lucros altos.

No bilhete de negociação, consegue ver dois tipos de ordens. Ordens “stop” e “limite”. Vou explicar o uso da ordem “stop” primeiro.

Nesta situação, quero comprar o índice “Germany 30”, a ordem “stop” irá fechar a minha posição se o mercado se deslocar contra mim por uma quantia de pontos que eu decido.

Eu não tenho de utilizar a ordem “stop” se não quiser. Mas é recomendado que utilize sempre.

Pessoalmente uso sempre uma ordem “stop-loss”. Isto protege-me contra o inesperado. Nunca se sabe o que pode acontecer. 

Para colocar uma ordem “stop-loss” vai precisar de alguma prática. Não quer que a ordem “stop-loss” seja demasiado perto. Caso contrario pode ser impedido de continuar com a negociação embora haja a possibilidade do mercado mudar a seu favor mais tarde.

Contudo, também não pode colocar uma ordem muito longe. Como já disse, vai necessitar de alguma prática até acertar a ordem “stop-loss” .

Vamos olhar para o bilhete de negociação abaixo. Consegue ver como pode inserir a sua ordem “stop-loss” e a sua ordem “limite”.

Uma ordem “stop-loss” é uma ordem para sair do mercado- se o mercado se deslocar contra si.

Uma ordem “limite” é uma ordem para sair do mercado, mas ao ponto onde esta a lucrar.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Vou dar um exemplo prático baseado no bilhete de negociação que acabei de mostrar.

 

Ordem “Stop”

O índice DAX (“Germany 30”) está a ser negociado a 11,171-72. Se decidir comprar o DAX a 11,172 e quiser arriscar 20 pontos, a sua ordem “stop-loss” será a 11,152.

Portanto, a plataforma de  negócios cria uma ordem de saida a 11,152. Se o mercado se deslocar ate 11,152, a sua posição será fechada e perderá 20 pontos.

 

Ordem “Limite”

Uma ordem “limite” funciona de maneira diferente. Uma ordem “limite” cria uma saída quando está a lucrar.

Se comprar o índice DAX  a 11,172 e o mercado se deslocar a seu favor, neste exemplo sairá com 20 pontos de lucro.

Se o DAX subir para 11,192 a plataforma de negociações irá tirar a sua posição a 20 pontos de lucro. Nem tem de lá estar para ter a certeza que acontece. Isto é automático.

 

Mensagem Importante

Eu não escrevi este livro para lhe dar conselhos de como negociar, mas sim para o guiar através do mundo de CFDs. Contudo, vou abrir uma exceção. Nunca negocie algo sem usar “stop-loss”.

Não tem de usar a ordem “limite” para sair uma negociação a ganhar. Pode e deve deixar os seus lucros correrem. Mas por favor, não negocie sem “stop-loss”.

 

Próximo Capítulo

O próximo capítulo é  chamado “shorting”, e neste capitulo vai aprender como pode fazer dinheiro de mercados em queda. Conseguir o mercado “short”, significa que pode aproveitar a descida de preços.

Comunicação Especial para a tradução em Português

O corrector TD365.com tem disponível o idioma Português na plataforma de negociação. É fácil de encontrar o “mudar” na Plataforma, e converter para o idioma que prefere que seja a plataforma de negociação.

Isto é o que tem de fazer:

  1. Identificar o globo no canto superior esquerdo e clique nele. 
  2. Selecione o idioma que quer.
  3. É só isso!!

O restante do documento vai ter os bilhetes negociação vão estar em Inglês. Espero que isto não cause problemas com a sua compreensão sobre a negociação de CFDs. Os bilhetes de negociação são idênticos em “aplicação”, não importa o idioma que selecionar.

“Shorting”

Existem muitas histórias famosas sobre pessoas que fazem fortunas de dinheiro vendendo “short” no mercado. Por exemplo, o George Soros, um famoso especulador Hungaro, fez $1 bilhão em 1992 vendedo “short” a moeda Inglesa- Libra Britânica.

 

Existe um filme famoso que é sobre pessoas que vendem “short” no comércio de habitação na América em 2007. É chamado “The Big Short”. Se ainda não assistiu a este filme, devia fazê-lo. É ambos, divertido e educacional.

Quando alguém compra algo no mercado, tem de ser vendido. Preocupa-se se essa pessoa está a vender algo que já comprou no passado, ou que tem uma opinião diferente de si, ou que acha que o mercado vai diminuir?

Se realizar transações no mercado e negocia um preço justo, preocupa-se assim tanto que alguém tenha uma opinião diferente da sua? A mim, não me preocupa ou chateia, e não me preocupo se alguém esta a fazer “shorting” a uma ação que vou comprar. Que vença o melhor homem/mulher!!

Pessoalmente não acho que haja algo de imoral em vender a “short”, mas algumas pessoas acham. Eu respeito que as pessoas tenham as suas opiniões, então irei concentrar-me na mecânica de vender “short” aqui.

 

Quando fazemos uma compra especulativa, o nosso processo de pensamento é o seguinte:

  1. Vou comprar agora.
  2. Espero que o mercado suba.
  3. Espero vender e lucrar.
  4. Se o mercado cair, terei de vender com prejuízo.

 

Quando fazemos um “short” especulativo, , o nosso processo de pensamento e o seguinte:

  1. Vou vender “short” agora
  2. Espero que o mercado caia/desça
  3. Espero conseguir comprar de volta os meus “shorts” com lucro
  4. Se o mercado subir, tenho de comprar de volta a um preço mais alto e irei perder dinheiro.

 

Investir Vs. Negociar

Como investidor, olha para o mercado de uma prespectiva, e uma prespectiva só. Quer investir em algo, e depois quer que o valor desse seu investimento cresça. A maneira de aumentar a sua riqueza é que o valor do mercado continue a subir e então a aumentar o valor do seu investimento.

Como negociador e especulador, tem mais do que uma prespectiva. Pode comprar o mercado – com esperanças que suba/aumente – ou pode vender o mercado “short”  – com esperanças que desça em valor. A premissa básica de uma negociação “short” é simples. Decide se acha que o mercado em questão vai descer. Vendendo “short” significa que pode tirar proveito da queda dos preços. O risco é que o mercado pode subir.

Quando estiver a olhar para um bilhete de negociação, terá que lidar com dois preços. Pode COMPRAR o preço mais alto, ou VENDER “SHORT” o preço mais baixo. Isto são fatos dos mercados financeiros. Como sou alguém que obteve mais do que um retorno justo em “shorting”, só posso recomendar que leve esta possibilidade muito a sério. 

Vejamos um exemplo prático de “shorting” e como posso chegar à conclusão que quero vender algo “short”. No gráfico abaixo, pode ver o índice DAX “Germany 30” em 2-3 dias. Sou um negociador que usa gráficos para decidir se quero estar neste mercado a “LONG” ou a “SHORT”.

Quando olhei para este gráfico, decidi que queria estar “short” no mercado. Alguns chamariam um “topo duplo”. Alguns chamariam um padrão de “cabeça e ombro” (Head&Shoulder pattern). Se descer, eu ganho dinheiro. Se subir, eu perco dinheiro. Há uma zona cinzenta. Isto é branco e preto. Se estiver certo, ganho dinheiro. Se estiver errado, perco dinheiro.

O bilhete de negociação disse que podia vender o DAX “short” a 11,450. Eu irei então inserir o meu risco por ponto no “N°Contratos”, e depois clico em “vender”. Agora, eu estou “short” no índice “Germany 30”, também conhecido por “índice DAX30”. É tão simples quanto isso.

Pode então ver que “shorting” não é muito diferente de comprar. Tem uma opção e seleciona o botão. Se o mercado concorda consigo, ganha dinheiro. Se não, perde dinheiro.

 

Próximo capítulo

No próximo capítulo irei explicar o tamanho de negociação com muito mais detalhe. Irá aprender o quanto está a arriscar quando negocia um CFD.

 

Tamanho de negociação de CFDs

A melhor coisa de negociar CFDs é o fato de ser a pessoa a escolher a quantia que quer arriscar, não é o corretor ou o câmbio. Pode negociar a quantia que entender.

Pode negociar com pontos decimais, ou com tamanho impar se quiser. É 100% a sua escolha. 

O que é que significa por movimento do ponto? Um exemplo simples irá demonstrar este conceito.

O bilhete de negociação illustrado abaixo é para “Wall Street 30” (que é realmente chamado Dow Jones Index). Eu usei o bilhete de negociação da plataforma do TD365.com.

 

Preço de Negociação de Abertura    Preço de Negociação de Fecho 

 

 

No bilhete de negociação à esquerda, o preço está a 25,570-25,571. No bilhete de negociação à direita, o preço está a 25,933-25,935. A razão pela qual “bid-ask spread” está a dois pontos no da direita é porque eu tirei o printscreen a meio da noite. Normalmente TD365.com está com um “spread” a 1 ponto fixo no Dow durante o dia, mas à noite estão a 2 pontos de “largura”.

Se tivesse comprado “Wall Street 30” a 25,571 e se o tivesse vendido a 25,933, teria ganho 362 pontos. (25,933 – 25,571 = 362 points.)

Quanto lucro tería feito nesta negociação?

Isso dependería no “N°Contratos” – quantia que tivesse inserido. Se tivesse posto “1”, tería lucrado $362.

 

O que é que seria o seu risco, nesta negociação? É aqui que entra a ordem “stop-loss”. Não é algo que tem de usar, mas eu recomendo usar como já disse anteriormente. 

Imagine que tinha posto uma ordem “stop-loss” 100 pontos a menos do seu preço de entrada a 25,571. Teria então feito um pedido ao corretor de CFD para fechar a sua negociação caso o “Wall Street 30” atingisse 25,471.

Teria então perdido 100 pontos. E se tivesse arriscado 1 dollar por ponto, teria perdido $100. Se tivesse arriscado $100 por ponto, teria perdido $10,000.

Se tivesse realmente arriscado $100, e não tivesse sido “impedido”, o seu lucro seria 362 pontos * $100 = $36,200.

 

A mesma regra se aplica em todos os CFDs

Não importa o que está a negociar. A regra é a mesma em todos os intrumentos de CFDs.

Vejamos mais alguns exemplos. O próximo exemplo é para negociação de moeda. Muitos indivíduos que negociam com corretores são surpreendidos com o fato do quão fácil é negociar CFDs. Estão habituados a negociar com microlotes e minilotes. Negociar CFDs é muito mais fácil e simples.

A moeda mais negociada no mundo é o Euro Dolár. Isto é a moeda da União Europeia vs a moeda da América. 30% de todo o volume Forex é negociado em Euros Dólar.

No bilhete de negociação à esquerda, a taxa de câmbio do Euro Dólar é negociada a  1.1458(7) – 1.1459(3).

À direita, 30 minutos depois, o Euro Dólar está a ser negociado a 1.1454(0) – 1.1454(6).

Imagine que comprou o Euro Dólar a 1.1459 (3) e infelizmente o mercado declinou para 1.1454 (0). Se decidísse fechar a negociação, a sua perda sería 1.1459(3) – 1.1454(0) = 5.3 pointos. Se tivesse feito esta negociação a $100 por ponto, tería perdido $530.

 

Petróleo dos Estados Unidos está a ser negociado a 60.52-55. Decide então comprar a 60.55. Mais tarde, vê que petróleo está a ser negociado a 60.80-83, portanto decide vender. Quantos pontos é que ganhou?

   

Ganhou 25 pontos. (60.80 menos 60.55)

 

Eu gosto de pensar que negociar CFDs é um processo fácil e simples. Eu acho que pode ser dividido entre os seguintes passos:

  1. Decide o que quer comprar ou vender “short”.
  2. Insere a quantidade/tamanho a que está disposto arriscar por ponto por movimento. 
  3. Insere a ordem “stop-loss” –  talvez o seu objetivo.
  4. Espera – e consegue negociar bem movendo o “stop loss” para o ponto de equilibrio quando sentir que é o momento certo para fazê-lo.
  5. Ou então é “impedido” por uma perda.

 

Próximo capítulo

No próximo capítulo irei explicar uma maneira ainda mais fácil de negociar CFDs, chamado CFDs de moeda única. Pessoalmente eu acho que é a maneira mais inteligente de negociar qualquer instrumento. CFDs são fantásticos, mas CFDs de moeda única são simplesmente a maneira mais eficiente de negociar, e é extremamente fácil de compreender.

CFDs de Moeda Única

 

Quando negocia um CFD, insere a quantia que quer arriscar por ponto por movimento na secção “N°Contrato” do bilhete de negociação. Isso é simples.

Contudo, há um aspecto desse processo que o pode confundir. Imagine que por exemplo vive na França, onde a moeda é Euros e decide negociar “Wall Street 30”, que é em Dólares.

Quando insere o tamanho da aposta no “N°Contrato”, está a negociar onde o produto está localizado. Se está a negociar “Wall Street 30”, que há na América, está a negociar em Doláres. 

Se não tem a certeza a 100% quanto vale o tamanho da sua aposta na moeda estrangeira reprensentada na moeda do seu local, pode acabar por negociar muito ou muito pouco.

Não seria tão bom se tivessemos a oportunidade de negociar na nossa própria moeda de onde estamos localizados?

Um corretor pensou que sim, e então fez com que se tornasse possivel negociar o produto que quisessemos na moeda que quiséssemos. Portanto, pode negociar qualquer tipo de CFD, e apostar o tamanho que quiser, porque o tamanho da aposta é SEMPRE em Euros.

Os meus amigos na Dinamarca prefeririam negociar tudo em Coroas Dinamarquesas, enquanto os meus outros amigos do outro lado da fronteira na Suécia provavelmente preferiríram tudo em Coroas Suecas.

Esta forma de CFDs é chamada CFDs de moeda única. Isto quer dizer que pode negociar na mesma moeda, esta mesma que seleciona quando abre uma conta de CFD.

Digamos que esta a negociar o índice “UK 100” (FTSE 100 Index) mas na realidade mora na Austrália, agora vai conseguir negociar o índice “UK 100” em Dólares Australianos por ponto.

Por outro lado, digamos que está no Reino Unido onde a moeda é Libras Esterlinas, e quer negociar o índice “Australian All Share” (Australia 200), agora consegue fazê-lo arriscando Libras Esterlinas por ponto, em vez de Doláres Australianos por ponto.

É uma maneira muito mais inteligente e justa de negociar, e tenho a certeza que daqui a poucos anos a maneira de negociar antiga de CFDs desaparecerá. A razão pela qual é uma maneira mais justa de negociar é porque hoje em dia muitos corretores usam o seu prejuízo ou lucro e o convertem de volta para a sua moeda local; mas fazem isto com uma taxa de câmbio escandalosamente injusta.Isso é uma maneira de como os corretores ganham um pouco mais. Isto não vai e não pode acontecer com CFDs de moeda única porque negocia sempre com a sua própria moeda. 

 

3 Vantagens de CFDs de moeda unica

 

Existem 3 vantagens de CFDs de moeda unica:

 

  1. Sabe sempre o valor certo/real do risco por ponto.

 

  1. Lucros ou perdas são aplicados imediatamente sem usar taxas de câmbio injustas.

 

  1. Pode negociar produtos “exóticos” sem ter medo ou receio do tamanho do risco.

 

Lembre-se que está sempre a negociar por pontos, e que quer ganhar quantos mais pontos possíveis. CFDs de moeda única não são diferentes, mas CFDs de moeda única permite que indique o tamanho da aposta na sua moeda preferida ou local.

 

Quais são os corretores que oferecem CFDs de moeda única?

Que eu saiba, existe apenas um corretor de CFD globalmente que oferece esta facilidade. Por isto é que negocío com eles. 

TD365.com oferece CFDs de moeda única, e também os “spreads” fixos mais estreitos em comparação com qualquer outro corretor de CFD no mundo.

Eles são regulamentados pela “Australian Securities and Investments Commission” – ASIC (Comissão Australiana de Valores e Investimentos), e pela Autoridade de Conduta do Setor Financeiro na Africa do Sul. A empresa “mãe” é a Finsa Europa, que tem uma sede em Londres e é regulamentada pelo regulador FCA do Reino Unido.

A meu ver, existem 7 vantagens distintas do TD365.com em relação a outros corretores CFD:

Sei que vai parecer como uma jogada de marketing para o persuadir a criar uma conta com eles. Não é. No entanto, antes de decidir sobre a sua escolha de corretor, tenha em mente os pontos que vou analisar e comparar com outras corretoras.

 

  1. Eles oferecem spreads fixos excepcionalmente estreitos em índices e moedas. Por exemplo, pode negociar o índice “FTSE” a 0,4 e o “SP500” a 0,2. Isto é menor do que o mercado real.

 

  1. Eles oferecem proteção de saldo negativo. Isso significa que não vai acabar a dever dinheiro nenhum a um corretor. A sua conta não fica negativa.

 

  1. Têm uma conta com o Barclays em Londres. Isso significa que os seus fundos estão protegidos num dos bancos mais dignos de crédito do mundo. Quando fizer um depósito por transferência bancária, os seus fundos ficam retidos no banco Barclays.

 

  1. Eles oferecem velocidade de execução. Isto significa que quando fizer um lucro de quantia baixa, posso entrar e sair em segundos. Está na plataforma cloud deles. Eu sei que oferecem MT4 e MT5, mas não gosto dessas plataformas, independentemente da corretora que as ofereça. MT4 para mim é uma plataforma de negociação terrivel.

 

  1. Têm contas de moeda BASE, nas principais moedas do mundo, incluindo Coroas Dinamarquesas, Coroas Suecas, Coroas Norueguesas, Euros, Libras Esterlinas, e Dólares EUA. Se tiver outro requisito de moeda, tenho a certeza que o ajudaram.

 

  1. Oferecem uma margem 300:1.

 

  1. Têm um esquema de “desconto” para um negociador ativo.

 

Oferta de abertura de conta

Eles também oferecem um curso de negociação com o especialista de negociação de ação de preço mais importante no mundo. A oferta é espetacular e é a seguinte:

  1. Abre uma conta – sem financiamento necessário.
  2. Recebe um video-curso de 9 horas por Al Brooks sobre Negociação de Ações de Preço.
  3. Financíe a conta e receberá um livro de negociação de Al Brooks

 

Para resumir, pode abrir uma conta, sem necessariamente a financiar, e recebe um video-curso de 9 horas com o melhor negociador de ações de preços do mundo. 

Se depois decidir financiar a conta, recebe um livro que será enviado para sua casa, escrito por Al Brooks.

 

Próximo capítulo

No próximo capítulo irei discutir duas historias de um negociador que usou CFDs tradicionais, e depois mudou para CFDs de moeda única, e a razão pela qual ele a fez.

 

Duas histórias de sucesso

Pensei que podia ilustrar o conceito de CFDs de moeda única usando dois exemplos. As duas histórias são sobre amigos meus, que são negociadores ativos de CFDs, mas que estavam a usar CFDs tradicionais.

 

Historia 1: Negociador Dinamarquês

O meu amigo Simon negocia CFDs através de casa. Ele vive na Dinamarca onde a moeda nacional é a Coroa Dinamarquesa.

Abaixo está uma foto de dois bilhetes de negociação de CFDs parecidos, para o Dólar Iene.

Esquerda= bilhete de negociação de CFD normal

Direita= bilhete de negociação de CFD de moeda única – com Coroa Dinamarquesa.

   

 

Anteriormente, quando o Simon estava a negociar o Dólar Iene usando CFDs tradicionais, ele tinha de ter cuidado para não estar a negociar muito ou pouco. Quando ele inserisse “1000” no “N°Contratos” parecia que ele estava a arriscar muito, mas na realidade, ele não estava a arriscar quase nada. Ele estava a negociar 1000 Ienes por ponto, que é mais ou menos 10 Dólares por ponto.

Ele eventualmente começou a negociar com CFDs de moeda única, e agora o tamanho do risco é sempre em Coroas Dinamarquesas por ponto, e assim ele agora sabe sempre exatamente quanto é que ele está realmente a arriscar por ponto em Dólar Iene.

 

História 2: Negociador Norueguês 

Vamos olhar para outro exemplo para mostar o quão fácil é negociar com CFDs de moeda única.

Tenho um amigo na Noruega chamado Steinar. Ele é um negociador por passatempo, e um excepcionalmente bom. Ele gosta de negociar o índice “English UK 100”.

No bilhete de negociação abaixo, o “UK 100” está a ser negociado a 6,259.4 – 6,259.8. Em vez de comprar “FTSE 100” a 6,259.8, apostando em Libras Esterlinas, ele simplesmente usa Coroas Norueguesas.

Portanto, na secção do “N°Contratos” na plataforma, o número que ele escreve por ponto está em Coroas Norueguesas. O Steinar nunca se tem de preocupar em quanto é que vale o Euro ou o Dólar EUA contra a Coroa Norueguesa. Ele sabe o quanto quer arriscar na sua moeda nacional.

 

Negociar CFDs de moeda única é igual a negociar CFDs tradicionais – em todos os aspetos – tirando o fato de estar a negociar na sua própria moeda. Então, para os meus amigos Dinamarqueses, eles negociam com TD365.com usando as Coroas Dinamarquesas como a moeda para apostar. Os meus amigos Noruegueses usam as Coroas Norueguesas. Os meus amigos na Europa, negociam em Euros e os meus amigos na Grã Bertanha negociam em Libras Esterlinas.

Os preços flutuam da mesma maneira, a margem é a mesma, os produtos são os mesmos. A única diferença é que o tamanho da sua aposta por ponto está sempre na moeda da sua escolha. 

É uma maneira muito mais inteligente de negociar porque assim sabe sempre o valor da sua moeda nacional.

No próximo capítulo irei falar sobre coisas para ter atenção antes de selecionar um corretor de CFD. Enquanto eu gosto do meu corretor, espero que leia isto com uma mente “aberta” enquanto eu o guio sobre as coisas a que tem de ter cuidado e atenção.

Selecionar um corretor.

Se está em frente a duas lojas que estão a vender produtos idênticos, e uma loja está a vender o produto a um preço mais baixo, normalmente vai-se à loja mais barata. Tenho de insistir que nesta ocasião os produtos são 100% identicos.

O mesmo processo devia ser aplicado quando se está a escolher um corretor de CFDs. A maneira de como ver se um corretor de CFD é “caro” ou “barato” é olhando para o “bid-ask spread” deles nos mercados principais.

Deixe-me dar-lhe um exemplo. Tirei um printscreen do bilhete de negociação do índice “UK 100” – exatamente ao mesmo tempo –  mas de dois corretores diferentes. Um é “IG Markets” e outro é “TD365.com”.

 

         IG Markets 6213 – 6214 TD365.com 6213.3 – 6213.7

 

Imagine que eu negocío algo uma vez por dia, todos os dias do ano. Existem por volta de 250 dias de negociações num ano. Imagine que eu apostasse £10 por ponto em todas as negociações. Quanto é que me ia custar em “Bid-ask spread” durante um ano??

 

IG Markets: 250 * £10 * 1-point spread = £2,500

TD365.com: 250 * £10 * 0.4-point spread = £1,000

Com “IG Markets” gastaría £2,500, enquanto com “TD365.com” gastaría só £1000. Pouparía £1,500 mesmo que estivesse a negociar o MESMO produto.

O que é que preferia fazer? Comprar a 6213.7 ou 6214?

Se a sua resposta for 6214 acho que tem de reconsiderar se quer mesmo ser um negociador. O nosso trabalho é tentar comprar ao preço mais barato possível e vender ao preço mais alto possível. 

 

Normalmente eu negocío 50 vezes ao dia. Por isso é importante para mim ter um corretor que seja de preço baixo. Senão estou a negociar em desvantagem. Pode não estar tão ativo quanto eu, mas é importante que não esteja a pagar mais do que devia no “bid-ask spread”.

Claro que devia escolher o corretor com o “spread” mais justo, porque com o tempo irá poupá-lo muito dinheiro negociar com um corretor com “spreads” justos. É simples.

 

Próximo capítulo

No próximo capítulo que são ambos breves, irei explicar a diferença entre “spreads” fixos e “spreads” variáveis. Irei também explicar os regulamentos do corretor.

 

Spreads fixos ou variáveis?

 

Existe uma escolha muito variada de negociadores, e é difícil de os comparar um com o outro. O que complica esta situação é que uns corretores oferecem “spreads” justos, mas não a tempo inteiro.

Por exemplo, um corretor faz uma publicidade a anunciar um certo “spread” apertado/justo, mas se eles usarem “spreads” variáveis, eles podem “alargar o spread” sempre que quiserem. Odeio isto.

Eu gosto de negociar o Euro Dólar, e o meu corretor oferece um “Bid – ask” de 0,6 fixo. Isto significa que o “spread” é sempre 0,6, não importa o dia, ou a hora e não importa o quão volatável o mercado está.

Contudo, eu sei de alguns corretores que oferecem o Euro Dólar a 0,2. Então porque é que eu não negocío com eles?

A resposta é porque eu sei que eles dizem que oferecem Euro Dólar “desde” 0,2 num “spread” variável. Isto quer dizer que eu não sei se vou estar a negociar o Euro Dólar a 0,2 ou 0,5 ou 0,8 ou então mesmo a 1. Uma coisa que tenho observado é que esses negociadores que oferecem spreads tão baixos, normalmente os anunciam com “desde” à frente do número em causa.

Eu acho meterem esse “desde” à frente muito desagradável. Vejo isso em todo o lado. Corretores estão a tentar atraír clientes através do uso de publicidade para retratar o corretor de uma forma favorável mas quando realmente observar os preços na plataforma de negociação deles, aprecebe-se que os spreads anunciados raramente são vistos.

Tenho observado através de muitos corretores que usar corretores que oferecem spreads variáveis são um grande desilusão. Por exemplo, um corretor prometeu-me 1.5 se eu quisesse negociar o índice “Dow”; quando o mercado ficou um pouco mais volatável, os spreads alargaram até 5. Foi um golpe baixo.

Felizmente, não sou o único negociador que já foi enganado por estes golpes baixos da equipa de marketing. Um amigo meu negociador, e jornalista do meu país natal, Peter Thurman, resolveu investigar todos os corretores que ele conseguiu contactar.

Ele abriu mais do que 125 contas com corretores de CFD do mundo inteiro e depois investigou os spreads deles.

Ele descobriu que corretores muito proeminentes anunciavam o Euro Dólar por exemplo a 0.4, mas quando ele observou os spreads dele a um periodo de 24h ele apercebeu-se que esse spread não estava nada perto de 0,4. Na realidade estava a 1.2!!!!!

Pode ir ao meu website na pagina “Resources” que está lá o artigo que fala sobre esta investigação. É uma leitura muito boa e eu recomendo!! Dá uma analise objetiva de centenas de corretores de CFDs de todo o mundo. Eu prefiro negociar com um spread fixo, porque assim nunca tenho dúvidas do tamanho do spread “bid-ask” que estou a pagar.

O seu corretor é regulado?

Estou neste momento a negociar com um corretor que é regulado na Africa do Sul, mas já negociei com corretores regulados na Austrália e Europa.

O mundo está rapidamente a mudar, e antigos refúgios fiscais como as Bahamas, fizeram avanços significativos em transparência e conformidade. Ainda assim, existem outras jurisdições que ainda estão irremediavelmente atrasadas quando se trata de proteger o cliente. Por exemplo, eu não acho que estaría pronto para agora abrir uma conta com um corretor que está regulado nas Ilhas Marshall.

A lista abaixo é um guia sumarisado sobre jurisdições, e quero adicionar que isto é só a minha opinião. 

 

Licença do Reino Unido – regulamentada por FCA

O Reino Unido tem uma sólida reputação regulamentar e cuida dos seus cidadãos. Além disso, eles têm um “ombudsman” independente, ao qual pode recorrer se tiver uma disputa com o seu corretor.

Adicionalmente, o Reino Unido tem um esquema de proteção bancária, o FSCS, que garante os fundos na sua conta.

O aspeto negativo da licença do Reino Unido é que so oferece uma margem até 30 vezes. Isto aplica-se aos corretores no Reino Unido e na União Europeia. Como resultado disso, os corretores regulamentados da FCA e qualquer outro regulamentado dentro da Uniao Europeia só podem oferecer uma margem de 30 para 1.

 

Licença da Alemanha- regulamentada por BAFIN

A licença da Alemanha é tão forte quanto a licença do Reino Unido, mas também tem as mesmas falhas quando se trata à margem. Precisa de abrir uma conta com um corretor fora da União Europeia se quiser negociar com margem mais alta (que é uma das principais atrações da negociação de CFD).

 

Licença da Africa do Sul- regulamentada por SARB

O “South African Reserve Bank” -SARB (Banco da Reserva da Africa do Sul)  é responsável pela regulação e supervisão bancária na Africa do Sul e é o principal regulador para corretores de CFD lá. Na Africa do Sul não há um esquema de “ombudsman” e permitem que corretores ofereçam a margem que desejarem.

 

Licença de Chipre – regulamentada por CySEC

Tal como acontece no Reino Unido e Alemanha – não há nenhuma disponibilidade de margem significativa.

Licença da Austrália – regulamentada por ASIC

A Austrália tem um regulador muito vigilante, o que é bom. Infelizmente, existem rumores persistentes que o regulador irá impôr severas restrições aos fornecedores de CFDs no país. Isto significa que Austrália vai seguir os passos da Europa. Empresas que são regulamentadas por ASIC irão ter de cortar a margem que oferecem de 200:1 a 30:1. Não sei quando é que vai acontecer, mas as minhas fontes de informação dizem que é antes do final de 2020.

Licença das Bahamas -regulamentadas por BFSB

Pode pensar que as Bahamas ainda é um refugio fiscal duvidoso, mas o país transformou-se em muitos aspetos. Uma licença de corretor de CFDs é cara e eles acabaram com as incrições. Eles mantêm um olho em cima dos corretores de CFDs lá. Recentemente foi anúnciado que eles oferecem uma margem de 200 a 1. Enquanto eu prefiro Africa do Sul ou Austrália, mas não sou contra abrir uma conta com um corretor das Bahamas.

MT4 e MT5 – Maldição do corretor 

Quase qualquer pessoa pode abrir uma corretora – compre uma licença MT4 ou MT5 e tem de obter um fornecedor de liquidez, especialmente se for das jurisdições onde há pouca supervisão de regulamentações.

Encontrei este corretor como um exemplo. Editei o nome dele porque não queria incriminar ninguém, mas olhe para a página de licença dele e pergunte a si mesmo: Quer enviar dinheiro para um corretor que nem sabe fazer uma verificação ortográfica no seu website?

Não é assim que se escreve “registration” !!!!

Bom Senso

Se abrir uma conta com um corretor de CFDs numa área de confiança tal como Europa, Austrália e Africa do Sul, terá direitos de consumidor e um nivel de proteção que não encontrará em sitios como a Granadina.

Comentário Final 

 

Queria agradecer por ter feito download do meu guia.

Espero ter mantido a minha promessa ao manter este guia a uma leitura de 30 minutos. Se passei por esses 30 minutos, espero que tenham valido a pena.

Espero ter cumprido a minha promessa, que era ensinar tudo o que há para saber sobre CFDs em apenas 30 minutos.

Eu negocío virtualmente todos os dias. Eu adoro negociar. Adoro a preparação. Adoro a sensação de ganhar. Eu quero esta sensação continuamente. Eu não me importo de perder. Sei que é parte do jogo.

Contudo, também adoro ajudar pessoas a chegar ao sítio que querem chegar na sua vida. Por isto é que escrevi este guia. Existem muitas armadilhas para o “recém-chegado” ao setor de negociação. A minha intenção era com este guia o informar de como funciona a indústria de corretores de CFD, para que possa fazer uma escolha informada.

Negocío em dois grupos de telegramas todos os dias. Está mais que convidado para se juntar a um deles ou ambos, se assim o quiser. Pode encontrar mais informações sobre os canais de negociação no meu website www.tradertom.com.

Espero que os nossos caminhos se cruzem no futuro. Até lá, deixe-me passar umas palavras que um ótimo negociador uma vez me disse:

“Se quer pescar peixes grandes, precisa de se aventurar em águas profundas. Peixes grandes não vivem em águas rasas. Quando está lá fora, nas águas profundas, não há ninguém que lhe possa mandar uma bóia salva-vidas. Por isso, é melhor preparar-se. Gaste tanto tempo no seu jogo mental tal como na preparação de negociação. Se o fizer, terá um grande futuro pela frente”

 

Desejo tudo do melhor

Atenciosamente,

Tom Hougaard

Londres 22 Julho 2020